CISET 4x4 Gouveia 2023: Pistas 100% Naturais esperam os participantes da 2ª prova do ano.

CISET 4x4 Gouveia 2023: Pistas 100% Naturais esperam os participantes da 2ª prova do ano.

  • A primeira grande mudança de cenário da época – Depois dos grandes buracos de Pinhal Novo, seguem-se agora as imponentes rochas de Gouveia

É já no próximo dia 7 que o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 irá visitar a cidade de Gouveia, naquela que será a primeira prova desta competição alguma vez disputada na Serra da Estrela.

Em completo contraste com a prova de arranque da edição de 2023 do CISET 4x4 disputada em Pinhal Novo há algumas semanas atrás, onde as pistas estavam desenhadas em terreno praticamente plano e todos os obstáculos eram artificiais, O CISET 4x4 Gouveia irá ser disputado num cenário natural, sem qualquer obstáculo artificial, colocando agora os participantes face a um conjunto de dificuldades completamente diferente.

A prova de Gouveia terá características que não se repetirão mais durante todo o calendário, enquadrando-se na perfeição no espirito do CISET 4x4 em que cada prova é diferente. Gouveia surge como a prova em que o característica principal são as grandes rochas e terreno sinuoso, contrastando com grandes buracos e terreno plano da prova anterior, e com ás aguas e areias do Rio Sorraia, em Couço, Coruche onde se disputará a prova seguinte.

O recinto da prova estará localizado no Parque da Senhora dos Verdes, onde a organização esta a preparar um conjunto de pistas que aproveita as fantásticas condições locais para poder proporcionar um desafio único e exigente.

Com as inscrições a decorrerem ainda são já mais de 2 dezenas de pilotos que confirmaram a sua participação neste espetacular prova, sendo a caravana de viaturas dominada em grande medida pelos "Super Proto" que são as viaturas mais evoluídas e com maiores capacidades de entre aquelas que são admitidas. A classe de Promoção, que é a atual porta de entrada no CISET4x4, reservada aos veículos mais parecidos com aqueles que podemos usar no nosso dia á dia também está a ficar bem composta, e desengane-se quem pensa que esta classe não oferece espetáculo, pois com alguma regularidade tem sido aquela onde são vividas as maiores emoções e onde as disputas pelos melhores lugares são mais aguerridas.

A edição de 2023 do CISET 4x4 representa também um passo em frente na evolução desta competição, disputada ao abrigo das normas emitidas pela FPAK, pelo que há semelhança do que foi feito na prova de abertura da edição de 2023 irá ser prestada especial atenção ás situações de prova relacionadas com a segurança, incluindo a utilização dos cintos de segurança por parte dos navegadores ou dos guinchos das viaturas. Em Pinhal Novo as equipas revelaram um excelente comportamento pelo que o mérito do sucesso destas normas é quase na sua totalidade devido a pilotos e navegadores, o que certamente ser iá repetir em Gouveia.

Antes do arranque do CISET 4x4 Gouveia haverá ainda um lugar a um simples mas particularmente importante momento, que será a entrega do "Cartão Branco" a António Henriques e Rui Vieira que na prova de abertura ajudaram outra equipa a poder terminar a sua prova e assim também pontuar para o campeonato. O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva, algo em que a APTE e a X-Adventure se revêm totalmente e que ajuda a solidificar o excelente ambiente de convívio, desportivismo, amizade e também competição que se vive no CISET 4x4. Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ) e a FPAK.

Luis Pirralho, Director da X-Adventure - promotor do CISET 4x4 acrescentou que: " Estou bastante satisfeito por podermos visitar cidade de Gouveia e a Serra da Estrela. Vamos disputar a prova no recinto espetacular, com a serra em pano de fundo, e com um tipo de terreno único e que não se irá repetir mais ao longo de toda a época. O Parque Senhora dos Verdes que nos irá receber disponibiliza condições muito boas, tanto para as equipas como para o publico, pelo acreditamos ter todos os elementos para uma prova muito bem sucedida e do agrado de todos os que estiverem connosco no domingo dia 7."

O CISET 4x4 Gouveia 2023 será organizado pela APTE - Associação Portuguesa de Trial Extremo e pela X-Adventure, contando com o apoio do Município de Gouveia, Parque de Lazer Senhora dos Verdes, Associação de Beneficência Popular de Gouveia e ainda Inácio Lopes e Filhos - Serração de Madeiras.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Loncin, da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Codigo 4x4, do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

Para ficar a conhecer um pouco melhor o local que irá receber a prova, visite a página de Gouveia no Guia Rural

Mais informação no site oficial em www.extremetrial4x4.com
Pagina oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure

 

ciset4x4 gouveia final pub

Image
Image
Image
Image
Image
Image